Abertura da 28ª Edição do Festival de Teatro de Curitiba teve estreia de peça internacional inédita no Brasil
O evento reuniu mais de 2,5 mil pessoas e foi comandado pela atriz Bárbara Paz. A atriz ainda fez discurso emocionado enfatizando a importância da cena teatral e da cultura como ferramentas de formação para uma sociedade melhor. Em diversos momentos, também agradeceu aos patrocinadores e apoiadores, afirmando por diversas vezes que sem os mesmos, seria impossível fazer arte no Brasil.
Considerado o maior festival de artes cênicas da América do Sul, o Festival de Curitiba terá participação de companhias de 13 estados brasileiros. São cerca de 700 empregos diretos e mais de 2 mil vagas indiretas. Em 12 dias de programação, a expectativa é receber um público de mais de 200 mil pessoas.
Para o diretor e idealizador do Festival, Leandro Knopfholz, este evento é para todos. "Ele é plural, instigante, diverso", conta o diretor, que aproveitou para agradecer à sua equipe e patrocinadores pela realização de mais essa edição.
“A força da programação se deve ao comprometimento de muita gente: quem trabalha, divulga e apoia", afirmou Leandro antes de citar, ao vivo, os nomes de cada uma das 74 empresas apoiadoras e patrocinadoras do Festival.
Espetáculo de Abertura
Em uma plataforma de madeira de seis metros por seis metros, suspensa a dois metros, que desce, sobe, balança e gira em torno do seu eixo principal, seis bailarinos correm, andam, se rendem ao movimento em busca de formas, tanto individual como coletivamente, de se relacionarem com a força gravitacional existente. Essa é a dinâmica do espetáculo “Celui qui Tombe – Aquele que Cai”. Ao invés de iniciar o movimento, cada um deles reage a ele. Yoann Bourgeois cria cada um de seus shows como um jogo para experimentar novos princípios físicos. Na performance, os “jogadores” trabalham contra forças centrífugas e centrípetas, tentando manter o equilíbrio, evitando ser o que cai (Celui qui tombe), tonando o espetáculo fascinante e esclarecedor, ágil, arrojado e com grande força poética.
Sobre o Festival
Com mais de 400 atrações em 80 espaços culturais de Curitiba e da Região Metropolitana, o Festival de Curitiba chega a sua 28.ª edição reunindo grandes nomes da classe artística do Brasil e do mundo. Nesse ano o Festival acontece de 26 de março a 7 de abril, com espetáculos nacionais e internacionais que levarão teatro, dança, circo, música, oficinas, shows e performances para diferentes públicos, de todas as idades.
Ingressos
Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).
Comentários
Postar um comentário